Apresentação

       A Universidade Estadual de Campinas, por meio do Instituto de Geociências, sob coordenação geral do Prof. Dr. Archimedes Perez Filho, convida a comunidade acadêmica a participar do XVII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada e I Congresso Nacional de Geografia Física, que ocorrerá no período de 28 de Junho à 02 de julho de 2017, na cidade de Campinas/SP.

       A cidade paulista constitui um dos mais importantes polos científicos e tecnológicos do Brasil, cujas demandas estão amplamente ligadas à origem e ao crescimento da UNICAMP.

       Tendo como temática central “Os Desafios da Geografia Física na Fronteira do Conhecimento”, esta edição objetiva abordar os avanços teóricos-metodológicos e aplicações de novas tecnologias no âmbito da ciência geográfica ao longo das últimas décadas do século XX e início do século XXI, em vista dos novos estudos aplicados às diferentes atividades socioespaciais e dos avanços de novos métodos de pesquisa em Geografia Física.

        O evento foi compartimentado em doze eixos temáticos, que visam não só abarcar debates, mas também apresentar os resultados das principais pesquisas no âmbito das diferentes área da Geografia Física, fornecendo importantes subsídios para a sociedade em avanços da ciência, das técnicas e tecnologias e na proposição e execução de políticas públicas.

       Serão tratadas as tradicionais áreas do conhecimento e da análise ambiental, tais como o estudo de: Biogeografia, Climatologia, Geomorfologia, Geotecnologias, Hidrologia, Pedologia e Uso e Ocupação das Terras. Com igual importância, novas temáticas serão somadas às discussões, tais como: Currículo, Formação e Prática de Ensino em Geografia Física; Desastres Naturais e Modelagem em Geografia Física; Geocronologia e Estudos Paleoambientais; Geodiversidade, Geoarqueologia e Patrimônio Natural; Gestão de Recursos Hídricos; Legislação Ambiental; Planejamento e Gestão de Zonas Costeiras.

       Levando-se em consideração a dimensão que o evento obteve nas últimas edições, com especial atenção à demanda de público e número de trabalho submetidos, a Comissão Organizadora do XVII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, considerou pertinente a concomitante realização do I Congresso Nacional de Geografia Física, que visa ampliar a dimensão e importância deste evento para o debate, discussão e divulgação do conhecimento produzido no Brasil no âmbito da Geografia Física.

Bem Vindos!

Prof. Dr. Archimedes Perez Filho
Coordenador Geral