Eixos

1.Bacias hidrográficas e recursos hídricos: análise, planejamento e gestão
Coordenação:
Prof. Dr. Antônio César Leal - UNESP/ Pres. Prudente
Prof. Dr. Raul Reis Amorim - UNICAMP

Bacia hidrográfica como unidade de estudo na ciência geográfica. Bacias hidrográficas do Brasil: legislação federal e estadual de gerenciamento de recursos hídricos. Usos múltiplos dos recursos hídricos: manejo integrado, degradação, conflitos e pactuação. Estudos relacionados à gestão de bacias hidrográficas: gestão participativa e integrada, comitês de bacias hidrográficas, instrumentos de gestão e gestão de águas transfronteiriças.
2.Biogeografia, manejo de áreas naturais e protegidas: conservação da biodiversidade
Coordenação:
Profª. Drª. Cláudia Câmara do Vale - UFES
Prof. Dr. Raul Reis Amorim - UNICAMP

Fundamentos teóricos-metodológicos e históricos da biogeografia. Padrões de processos históricos da distribuição da biodiversidade. Biogeografia e conservação: ênfase aos estudos nos diferentes domínios vegetais do Brasil, estudos de conservação e hotsspots de biodiversidade. Ecologia da paisagem aplicada à conservação da biodiversidade. Estudo de áreas naturais protegidas e sua integração regional. Programas e projetos em áreas naturais. Populações tradicionais e conservação. Alternativas e viabilidades econômicas e sociais para as reservas extrativistas.
3.Climatologia em diferentes níveis escalares: mudanças e variabilidades
Coordenação:
Drª. Andréia Koga Vicente - Cepagri/UNICAMP
Prof. Dr. Emerson Galvani - USP

Estudos teóricos e aplicados em climatologia. Aportes teóricos, metodológicos e técnicos aplicados aos estudos climáticos e bioclimáticos.  A articulação das escalas clima: do global ao local. A climatologia e as novas tecnologias. O clima, o uso e a gestão do território. Extremos, variabilidade, vulnerabilidade, adaptação e impactos socioespaciais. Eventos climáticos extremos e suas repercussões na sociedade. Escalas de espaços verdes no clima da cidade. Variações térmicas e higrométricas e conforto térmico nas cidades. Qualidade do ar urbano e saúde. Impactos de fenômenos atmosféricos nas cidades e no campo: inundações, alagamentos, escorregamentos e ventos. Clima urbano, riscos e vulnerabilidade. Consequências das mudanças climáticas no campo e cidades. Clima e Planejamento Urbano.
4.Dinâmica e gestão de zonas costeiras
Coordenação:
Prof. Dr. Eduardo Manuel Rosa Bulhões - UFF
Profª. Drª. Regina Célia de Oliveira - UNICAMP

Morfodinâmica costeira - processos e formas, mapeamento geomorfológico de áreas costeiras, estudos de vulnerabilidade, riscos e fragilidades. Estudos de planejamento e gestão costeira.
5.Geocronologia e estudos paleoambientais
Coordenação:
Prof. Dr. André Augusto Rodrigues Salgado - UFMG
Prof. Dr. Antônio de Barros Corrêa - UFPE

Processos evolutivos do planeta Terra no contexto da paisagem, da fauna e flora e do homem. Geocronologias absolutas e relativas relacionadas aos estudos paleoambientais. Aplicação de novas metodologias e técnicas de reconstituição ambiental. Exemplos de pesquisa em diversas regiões do Brasil e América do Sul.
6.Geodiversidade, Geoarqueologia e Patrimônio Natural
Coordenação:
Prof. Dr. Danilo Piccoli Neto - UFSC
Dr. Salvador Carpi Junior - UNICAMP

Tratar das diversas composições paisagísticas em variadas escalas temporais e espaciais. Apropriação das paisagens em seus componentes de patrimônio natural e arqueológico para valoração, preservação e uso sustentado.
7.Geografia Física: currículo, formação e práticas de ensino
Coordenação:
Prof. Dr. Roberto Grego - UNICAMP
Profª. Drª. Tânia Seneme Canto - UNICAMP
Profª. Drª. Eliana Marta Barbosa de Morais – UFG

Compreender o planeta Terra a partir dos agentes de sua formação e transformação é fundamental para a formação cidadã. Tanto a Geografia acadêmica quanto a Geografia escolar participam para a efetivação desse objetivo. Assim, pretende-se discutir nesse eixo temático como a formação inicial dos futuros professores, a formação continuada, o currículo e as práticas de ensino efetivadas na escola contribuem com o ensino da geografia física.
8.Geografia Física e desastres naturais
Coordenação:
Profª. Drª. Lucí Hidalgo Nunes - UNICAMP
Profª. Drª. Bianca Carvalho Vieira - USP

Apresentação de pesquisas e experiências que contemplem questões teóricas, metodológicas e aplicadas envolvendo os seguintes temas: desastres naturais e eventos catastróficos associados aos processos naturais e antrópicos, vulnerabilidade, métodos e estimativas de identificação e de mapeamento de inundações, movimentos de massa e outros; aplicações da Geografia Física na prevenção e mitigação dos perigos e riscos ambientais. Novas tecnológicas de previsão e mitigação.
9.Geotecnologias e modelagem espacial em Geografia Física
Coordenação:
Prof. Dr. Lindon Fonseca Matias - UNICAMP
Prof. Dr. Marcos César Ferreira - UNICAMP

Aplicação de sistemas de informação geográfica, técnicas de análise geoespacial e de dados obtidos por sensoriamento remoto, na modelagem espacial e no mapeamento de sistemas físico-geográficos. Desafios atuais no contexto do planejamento ambiental, ordenamento e gestão territorial. Levantamento organização e atualização de banco de dados em Geografia.
10.Sistemas Geomorfológicos: estrutura, dinâmicas e processos
Coordenação:
Profª. Drª. Cenira Maria Lupinacci da Cunha - UNESP/ Rio Claro
Prof. Dr. Fernando Nadal Junqueira Villela - USP

Geomorfologia estrutural e climática. Neotectônica. Geomorfologia do Quaternário. Sistemas fluviais e marinhos. Dinâmica de vertentes e interações pedogeomorfológicas. Geotecnologias e mapeamento geomorfológico. Geocronologias.
11.Solos e Paisagens
Coordenação:
Prof. Dr. Francisco Sérgio Bernardes Ladeira - UNICAMP
Profª. Drª. Selma Simões de Castro - UFG

O desenvolvimento, distribuição e caracterização de solos estão intimamente relacionados aos processos de superfície e subsuperfície, o que, por sua vez, estão ligados a litologia, ao clima, ao relevo e hidrologia. Este tema tem como objetivo analisar a relação entre a pedogênese e morfogênese e os diferentes componentes da paisagem, incluindo a ação antrópica, procurando compreender os processos de formação e degradação do solo.
12.Uso e ocupação das terras e legislação ambiental
Prof. Dr. Edson Luis Bolfe - EMBRAPA
Prof. Dr. Sergio dos Anjos Ferreira Pinto - UNESP/ Rio Claro

Ocupação urbana e impactos ambientais associados. Uso agrícola das terras: caracterização e mapeamentos das alterações da cobertura vegetal. Erosão hídrica e assoreamento. Contaminação do solo, ar e água por agroquímicos. Impactos das atividades minerárias: alteração no relevo, recuperação de áreas submetidas às atividades minerarias. Legislação ambiental.