Eixos

  1. Home
  2. Eixos

Mesas Redondas

1.A Climatologia no contexto dos estudos da paisagem e socioambientais.

O clima na dinâmica da paisagem; Clima Urbano; Clima e Saúde; Clima e Agricultura; Clima e Recursos Hídricos; Teoria e metodologias em climatologia; Mudança, variabilidade e ritmo climático; Extremos climáticos.

2. Territorialidades, conflitos e planejamento ambiental

Análise da configuração de territórios de comunidades tradicionais, étnicas e/ou em níveis de vulnerabilidade socioambiental, evidenciando espaços de soberania territorial e processos de mobilização para compor as estratégias de garantia de direitos e justiça ambiental, com destaque para elementos estruturantes de poder como a Cartografia Social.

3.Paisagens semiáridas: estrutura, dinâmica e adaptação

4.Zonas costeiras: processos, vulnerabilidades e gestão

Aspectos físicos das Zonas Costeiras, com ênfase no processos morfodinâmicos, hidrodinâmicos, geomorfologia, sedimentologia e geoestruturais. Uso e ocupação das áreas costeiras e marinhas e potenciais alterações na sua dinâmica. Eventos extremos, erosão costeira, poluição, vulnerabilidade costeira e impactos socioambientais em praias, estuários e no mar. Subsídio ao planejamento e gestão costeira e marinha e possíveis implicações frente às mudanças ambientais globais.

5.Geoarqueologia, geodiversidade e patrimônio natural

Interface da Geografia Física aplicada à investigação arqueológica e geológica através de suas problemáticas, abordagens, métodos, técnicas e dados. Apresentar seus usos na investigação cronoestratigráfica, paleoambiental, de formação do registro arqueológico, de interação homem-meio e de conservação. Refletir sobre suas aplicações como vetores de desenvolvimento social, patrimonial, científico e turístico.

6.Dinâmica e gestão de bacias hidrográficas

Rios e processos fluviais. A importância do entendimento dos processos na gestão de bacias hidrográficas. Monitoramento fluvial como ferramenta no controle de inundações e secas. Experiências metodológicas em grandes e pequenos sistemas fluviais. Gestão de bacias hidrográficas na atualidade. Aplicações.

7.Metodologias para o ensino da geografia física no ambiente escolar

A Geografia no contexto das reformas atuais dos Ensinos Fundamental e Médio. Reflexões a respeito dos avanços metodológicos nos processos de ensino-aprendizagem das disciplinas de Geografia Física nos cursos de formação superior em Geografia. Metodologias para o ensino de Geografia Física.

8.Riscos e desastres naturais

9.Geotecnologias e modelagem aplicada aos estudos ambientais

10.Solos, paisagens e degradação

11.Geocronologia, estudos paleoambientais e mudanças globais

Geomorfologia Estrutural; Neotectônica; Geomorfologia Cárstica; Geomorfologia Climática; Geocronologia; Morfotectônica; Morfopedologia; Geomorfologia do Quaternário

12.Unidades de conservação: usos, riscos, gestão e adaptação às mudanças climáticas

Papel das Unidades de Conservação no planejamento e gestão ambiental integrado em sistemas terrestres e marinhos brasileiros, frente aos usos e impactos antrópicos e às mudanças climáticas globais.

13. Biogeografia, manejo e conservação